MANUAL ATENDIMENTO MFE
O kit MFE é composto por:

  • Modulo Fiscal Eletrônico (hardware);

  •  Impressora de Comanda (configurada no raffinato semelhante à NFC-e e Sat);
  •  Driver MFE (apenas na máquina servidor mfe – geralmente um pdv);
  •  Integrador fiscal (instalado em todos os pdv e no servidor raffinato)

Todas essas ferramentas devem estar operando em perfeita harmonia para que um cupom fiscal seja emitido.

A paradas de sistema por problemas no MFE podem acontecer por diversos motivos, os principais são:

  1.  Driver MFE travado (verde mas sem comunicação);
  2.  Integrador fiscal não aberto ou sem preenchimento;
  3. Driver MFE sem comunicação (vermelho);
  4. Equipamento MFE travado

    EM NENUMA DELAS REINICIAR A MAQUINA É A MELHOR OPÇÃO!!!!!SEMPRE É IMPORTANTE CONECTAR NO CLIENTE E VERIFICAR O QUE OCORRE!

Vamos ao passo a passo:

1 – Driver MFE travado (verde mas sem comunicação);

Este problema é identificado abrindo o aplicativo das empresas desenvolvedoras do equipamento MFE
(tanca ou Elgin) e clicando no botão de CONSULTA MFE – Caso o retorno seja diferente de EM OPERAÇÃO a
resolução se dá via reinstalação do drive mfe

2 – Integrador fiscal não aberto ou sem preenchimento;

A imagem acima mostra o ícone do integrador fiscal quando em execução. Ao dar dois cliques é possível identificar
se está configurado como terminal (PDV) ou servidor do MFE (SRVMFE), conforme imagens abaixo:

Tela inicial do integrador fiscal no SRVMFE Tela inicial do integrador fiscal no PDV (terminal)

Tela de configuração do Integrador fiscal no SRVMFE Tela de configuração do Integrador fiscal (Terminal)

Obs: caso ocorra perda de informações no integrador fiscal, será necessário coletar as informações na
configuração de filial (retaguarda). As informações necessárias são
CNPJ do estabelecimento (cliente) – Não copiar e colar – OS NÚMEROS DEVEM SER DIGITADO
Inscrição Estadual do estabelecimento (cliente) – Não copiar e colar – OS NÚMEROS DEVEM SER DIGITADO
CNPJ da Software House (Hextor Sistemas) – 08.234.944/0001-35 – Não copiar e colar
Código de validação do Aplicativo Comercial (Configuração de Filial – Aba S@T/MFE) – Pode ser copiado e colado
Terminal/PDV – marcar a checkbox caso seja SRVMFE (equipamento ligado nesta máquina) ou desmarcada caso
seja apenas um terminal (PDV)
Caminho AC no Servidor – Clicar em file e buscar na pasta Raffinato o executável do Frente de Caixa.
Nome do AC – digitar “Raffinato 3.5” (sem aspas).
SALVAR e verificar se as informações foram realmente registradas no integrador. Eventualmente pode ser
necessário repetir o processo (como o aplicativo é novo e constantemente são lançadas novas versões, ainda é
bastante instável).

3 – Driver MFE sem comunicação (vermelho);

No caso das imagens acima, o cliente verificou a tela de erro ao tentar finalizar um pagamento. Ao conectar, deve-se
observar se o símbolo do MFE vermelho.
Neste caso o processo correto é reinstalar o Driver do MFE e testar com o app da desenvolvedora se ele volta a
comunicar e se o ícone volta a ficar verde = Em operação

4 – Equipamento MFE travado

Caso nenhuma das outras opções resolvam o problema, o MFE (Módulo Fiscal Eletrônico) do cliente não
comunique de forma alguma, ou seja, o ícone do Driver MFE esteja vermelho, precisamos realizar o último
procedimento com o auxílio do cliente. Reset do Equipamento.
-O MFE Elgin possui bateria interna (assim como o TANCA), porém, não há como remover a bateria. A reinicialização
do equipamento só é possível de duas formas:
1-Removendo todos os cabos e aguardando a bateria descarregar completamente (pelo menos 30min)
2-Reiniciar o equipamento por meio do orifício “reset” na parte traseira do módulo (pressionando o botão por
30 segundos com um clipe de papel, soltando e clicando mais uma vez rapidamente). Em seguida o aparelho
reinicia (acende todas as luzes) em torno de 3 a 5 minutos.
SEMPRE remover todos os cabos antes de resetar, e ligar todos os cabos após resetar.

-O MFE Tanca possui bateria interna e esta pode ser removida ao abrir a tampa traseira do equipamento (é a forma
mais eficaz de reiniciar o módulo). Antes de remover a bateria, todos os cabos devem ser desligados do MFE, e
plugados após devolver a bateria ao módulo. Aguardar alguns minutos até que a reinicialização seja concluída.

Tampa removida do módulo Tanca Bateria removida do módulo tanca

Caso o processo de reinstalação do Driver MFE ou o reset do equipamento tenha resultado positivo, o ícone do MFE
ficará conforme imagem abaixo:

RESUMO

 Em nenhum caso reiniciar o computador resolve o problema. As duas opções para retomar a comunicação
Módulo Fiscal <-> Computador é: reinstalação do Driver MFE e/ou Reset do aparelho.
 Instalar somente o Driver MFE versão 01.04.11 (abril/2018). Se o travamento foi no software do MFE, ao
reinstalar em cerca de 15 segundos o ícone ficará verde/branco e a comunicação é retomada. A consulta via
aplicativo do fabricante agiliza o processo.
 Caso apenas a reinstalação do Driver não retorne a comunicação do MFE, será necessário orientar o cliente a
resetar manualmente o aparelho. Este processo varia de acordo com a marca do MFE (ELGIN ou TANCA).

LINKS ÚTEIS
bit.ly/MFECE
Todos os arquivos necessários e citado acima podem ser baixados neste googledrive

http://cfe.sefaz.ce.gov.br/mfe/informacoes/downloads#/
Página para download do Integrador Fiscal e Driver MFE caso não consigam abrir o drive anterior (os mesmos
instaladores são válidos para MFE Tanca e Elgin).
http://cfe.sefaz.ce.gov.br/mfe/servicos#/disponibilidade-dos-servicos
Página para Consultar a disponibilidade dos serviços – como todas as outras nem sempre a informação é
verdadeira.

https://drive.google.com/open?id=1pZE3-o7gy92126YEeJ22CcR_qJ_J0w6G
Apenas o MFE Elgin possui um arquivo a mais de instalação, que é o driver do módulo