
Ao ser surpreendido com a mensagem acima, logo concluímos que não houve comunicação com a SEFAZ na tentativa de envio de notas fiscais.
Diante de tal situação, haverá a necessidade de confirmar a UF (Estado) em que se encontra o estabelecimento em questão, pois existirão duas possibilidades de ocorrência, nesse caso. São elas:
1. Poderá se tratar de um cliente presente em algum dos Estados (UF’s) os quais utilizam o servidor SVRS (AC, AL, AP, CE, DF, ES, PA, PB, PI, RJ, RN, RO, RR, SC, SE e TO), ou seja, será necessário realizar um ajuste nos Protocolos SSL e TLS, além de atualizar o Windows Update, conforme será demonstrado abaixo.
Para a realização do ajuste, basta fazer o seguinte:
- Digitar “opções da internet” no MENU INICIAR;
- Clicar na aba “Avançadas”;
- Em Configurações, rolar a barra de rolagem até o fim, chegando no título “Segurança”, até encontrar os Protocolos SSL e TLS;
- DESATIVAR os Protocolos SSL e TLS 1.0, 1.1 e 1.3;
- ATIVAR somente o Protocolo TLS 1.2.



Já, para realizar a atualização do Windows Update, basta fazer o seguinte:
- Digitar “windows update” no MENU INICIAR;
- Clicar em “Verificar se há atualizações”;
- Baixar e instalar a atualização, se houver pendências;
- Reiniciar o computador.



Realizados os ajustes nos Protocolos e atualizadas as pendências do Windows Update, basta reiniciar o computador, abrir o sistema Raffinato novamente e testar o envio das notas.
2. Caso a mensagem permaneça com o envio das notas pendente, possivelmente será alguma instabilidade ou sistema da SEFAZ fora do ar, o que deverá ser confirmado para que possa ser informado para o cliente, o qual poderá testar novamente após algumas horas.