1- Qual a finalidade da catraca?

O funcionamento das catracas dispensadoras e recolhedoras de comandas consiste em fazer com que cada usuário entre na loja apenas com uma comanda na mão. Não é possível entrar com mais que uma ou sem nenhuma comanda. Ao sair, a catraca recolhedora de comandas inteligente, executa a leitura da comanda e libera a catraca apenas no caso da comanda estar vazia ou sem conta em aberto. Portanto, cada usuário entra na loja com uma comanda e deve devolver a mesma na saída. Além de não perder a comanda, não é possível sair com uma conta em aberto.

2- Como funciona a Blantech?

A recolhedora Blantech trabalha com duas interfaces:
-TCP > USB (TCP IP)
-RS485 > USB (conversor USB)


O software Blantech funciona de duas formas:
-Através do Serviço.
-Através do Prompt de Comando.
-Quando a Recolhedora é TCP IP a instalação padrão do software é do Prompt de Comando.
-Quando a Recolhedora é Conversor USB a instalação do software pode ser feita pelo Serviço ou Prompt de Comando.
-No modelo de Serviço sempre que o PC é reiniciado, nosso software trava, a Recolhedora trava, ou o XML deixa de ser gerado ele reinicia sozinho até o problema ser solucionado.
-No modelo do Prompt de Comando é necessário fechar e abrir o programa manualmente quando ocorre um dos erros citados acima.Quando é feito um acesso remoto pelo MSTSC o usuário é deslogado e logado, portanto é necessário fechar e abrir o Prompt.

3- Como funciona na Raffinato:

No Raffinato, é gerado um XML, ao abrir o integrador e servidor, na pasta que está configurado dentro da configuração da catraca em Equipamentos. A blantech não realiza leitura Rfid, portanto, se faz necessário a configuração do Rfid igual ao nome do cartão, via update. Porém, isso é feito no momento que é implantado e/ou instalado. Feito isso, basta acionar o integrador.
Observação: Se liberar faixa do cartão consumo e/ou criação de nova faixa, é necessário realizar essa configuração do Rfid = nome.

4- O que precisa estar aberto para funcionar?

-ConsoleCatraca
-Integrador

– Em algumas situações vocês podem encontrar o software: Blantech, isso é colocado quando o consolecatraca trava muito, a funcionalidade é para reinicialização automática do console.
Observação: Todos que forem ConsoleCatraca grande parte é TCP/IP. Porém se ocorrer da máquina não permitir a instalação do mesmo, fazem por Serviço (Services.msc). Você pode encontrar no services com o nome de: Catraca Service.

5 – Informações Adicionais:

Caso você queira saber a faixa de IP da catraca e/ou pingar para ver se há conexão, você vai em Iniciar e procure um software chamado Tibbo. A catraca precisa estar ligada para a faixa de IP aparecer, caso contrário, não irá aparecer nada.

Feito isso, você pode pingar e/ou adquirir as informações que desejar.

Problemas recorrentes e soluções:
A catraca parar de funcionar, não liberar, por queda de energia, travou, acesso remoto (mstsc) também ocorre problema, ou qualquer outro motivo.
– Primeiro, fechar tudo. (Integrador e ConsoleCatraca).
– Desligar a catraca e ligar. (Sem testar cartão algum).
– Depois de ligar, abrir Console e Integrador.

Não resolveu?
Ir até a pasta que fica o XML, normalmente Disco C:/ CatracaArquivo. Olhar a data de modificação do arquivo comandas. Esse arquivo, que vem da Raffinato. Você pode renomear, e reiniciar os aplicativos com a catraca ligada é claro. O Raffinato irá criar novamente. Então reinicia: Servidor, Integrador e ConsoleCatraca.
Se ainda assim não resolver, reinicia o computador.
E se mesmo assim não resolver, ai parte para os universitários 😀 Mas é claro, depois de realizar os testes de conexão ping, se está ligada, etc.

6- Cartão sem consumo e bloqueando catraca

Vocês podem encontrar essa situação, alguns devem saber e outros não. Como devem saber, quando cancelam um produto confirmado, o mesmo precisa ser feito em terminal com impressora fiscal para sair o cupom de cancelamento.
Quando é feito o cancelamento em terminal de lançamento, o produto ainda fica pendente na comanda, pois não foi liberado. Por mais que não tenha nada, a catraca não irá liberar.
Como resolver?
– Copiar um ArquivoAuxiliar de algum terminal com impressora, e colocar nesse computador. (Sempre informando ao cliente que o ideal é cancelar no terminal com impressora)
– Lançar algum produto na comanda e cancelar, em terminal que tenha impressora.
Algumas sugestões emergenciais e simples de ser resolvido sem precisar ir muito profundo.

Tutorial confeccionado por Matheus Medeiros.